Passo a passo loveUK: Como estudar no Reino Unido, parte 1


Você decidiu que quer aprimorar os seus conhecimentos estudando em uma universidade no Reino Unido. Ok, o que fazer agora? Calma, o loveUK lança hoje a série #PassoAPassoloveUK, explicando cada etapa que você irá passar, desde a decisão de estudar fora até o momento de se tornar um estudante internacional na terra da rainha.

O loveUK, iniciativa do Instituto Global Attitude, tem o objetivo de promover a cultura e o ensino britânicos no Brasil, facilitando informações sobre como estudar no Reino Unido. O serviço, inteiramente gratuito, oferece uma assessoria personalizada para 33 universidades britânicas.

E por que o Reino Unido? Para início de conversa, segundo pesquisa divulgada pelo International Student Barometer (ISB), a região foi eleita pelo segundo ano consecutivo como melhor destino para estudantes internacionais. De acordo com o estudo, os fatores mais citados pelos entrevistados foram a ótima reputação das instituições e a qualidade da pesquisa. Somente neste ano, 500 mil estudantes de todo o mundo escolheram universidades britânicas para aprimorar seus conhecimentos.

Ingressar em uma universidade é um grande passo na vida dos estudantes, é o começo de uma nova, longa e excitante jornada e o loveUK está aqui para lhe ajudar a realizar este sonho. O primeiro passo da sua jornada é CONHECER.

É essencial que você conheça o seu perfil e objetivos e alinhe-os às propostas oferecidas pelas instituições. Confira as dicas abaixo para ajudá-lo neste primeiro momento:

· Estabeleça as suas prioridades

Antes de buscar as oportunidades disponíveis nas universidades é importante estabelecer quais são as suas prioridades como estudante, como:

o Posição da universidade/curso em rankings;

o Local onde a universidade está situada;

o Valor do curso/oportunidades de bolsa;

o Custo de vida;

o Oportunidades de imersão na cultura através de atividades esportivas, culturais, viagens, etc.

· Pesquise!

Colete o máximo de informações possíveis para conhecer as oportunidades que as universidades britânicas oferecem. Aqui vão algumas dicas:

o Website da Universidade: esta é a maneira mais rápida de encontrar as informações, você pode buscar o curso específico que você tem interesse ou até conhecer mais sobre os cursos oferecidos de acordo com a área de seu interesse, além de ter acesso aos requisitos para ingresso (entry requirements), como realizar a sua candidatura (how to apply) e as informações relacionadas ao seu país (local representatives, specific requirements, etc.);

o Redes Sociais: Você já segue a página das universidades que você tem interesse nas redes sociais? Esta é uma ótima forma de acompanhar as atividades e oportunidades oferecidas. Muitas instituições têm grupos específicos para regiões ou países e para alunos que pretendem aplicar em um ano específico;

o British Council: Organização internacional do Reino Unido para as relações culturais e educacionais. Através do BC você pode entender como funciona o sistema de ensino britânico e onde encontrar oportunidades de bolsas e eventos de promoção das universidades.

· Decida

Após analisar as informações e alinhá-las com os seus objetivos, é hora de filtrar e decidir para quais universidades você irá realizar a sua candidatura. Para graduação, sugerimos que escolha até cinco instituições para fazer o application, já para pós-graduação o ideal são três e cursos de mestrado ou acima disso escolha até duas. Seguindo estes conselhos você pode se preparar da melhor forma e maximizar as suas chances de ser aceito e, quem sabe, conseguir uma bolsa de estudos.

Feito isto, você está pronto para ir à próxima etapa: Prepare. Fique ligado, todas as terças-feiras lançaremos um novo passo a passo de cada etapa, com tudo bem explicadinho, aqui no site.

Com a assessoria gratuita e personalizada dos nossos consultores loveUK, seu sonho de estudar no Reino Unido fica ainda mais próximo! Ficou alguma dúvida? Mande sua pergunta nos comentários abaixo ou entre em contato conosco através do email contato@loveuk.org.br e acompanhe-nos nas redes sociais para se manter informado.

Confira os passos seguintes:

Como se preparar para candidatar-se a uma universidade

Como tornar sua inscrição para uma universidade à prova de erros

4 dúvidas antes de fazer as malas

Saiba mais:

Estudar no UK: Por onde começar?

Dicas para estudar no Reino Unido

Como se Candidatar para Estudar Fora - Application Reino Unido

Entradas recientes
Arquivo
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • YouTube Social  Icon
  • LinkedIn Social Icon
Inscreva-se na nossa newsletter

Siga-nos

  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White YouTube Icon

loveUK © 2016 - Todos os direitos reservados