Passo a Passo loveUK: Como se preparar para candidatar-se a uma universidade

Na primeira parte da série Passo a Passo loveUK falamos sobre a importância de conhecer bem as oportunidades oferecidas pelas universidades e alinhá-las aos seus objetivos acadêmicos e profissionais, possibilitando uma escolha mais consciente dos cursos para os quais você irá se candidatar.
Agora, é hora de passar para outra etapa muito importante na jornada para o seu curso no Reino Unido, a PREPARAÇÃO dos documentos e informações para que a sua candidatura seja feita da melhor e mais completa forma e, assim, poder ir tranquilo à terceira parte da série (Aplique). Como já dizia o famoso escritor Miguel de Cervantes, "to be prepared is half the victory".
Após conhecer e selecionar os cursos para os quais você quer se inscrever, está na hora de organizar os seus documentos e preparar as cartas exigidas nos requisitos (as Entry Requirements).
Os processos de admissão nas universidades levarão em consideração três fatores principais:
Proficiência no Idioma

Você precisará comprovar que está apto a se comunicar de forma pessoal e acadêmica. Esta comprovação poderá ser feita por meio dos exames de proficiência oficiais aceitos pela universidade ou por outras formas disponibilizadas. Estas informações estão descritas na página dos cursos, fique atento!
Desempenho Acadêmico

Este requisito será comprovado por meio da sua documentação escolar, seja do Ensino Médio brasileiro ou estrangeiro, da sua Graduação, Pós-Graduação, etc. Cada curso exige uma nota mínima para admissão, por isso, fique atento aos requisitos da universidade que escolheu.
Os principais documentos exigidos para comprovação do desempenho acadêmico são o Histórico Escolar e o Diploma oficial emitidos pela sua instituição.
Experiência Profissional /Atividades Extracurriculares

Dentre os requisitos, este é o que engloba a maior parte dos documentos, pois trata-se, muitas vezes, de um critério subjetivo, ou seja, lhe dá a chance de argumentar e pleitear a sua vaga na universidade que deseja estudar.
É importante demonstrar para a universidade que você é um bom candidato ao curso e que será um ótimo aluno, além de expor os seus planos de carreira e de que forma este programa de estudos está alinhado a ele.
Os documentos que fazem parte deste requisito são: personal statement, cartas de referência, currículo, portfólio, certificados de premiações, projetos de pesquisa, etc. Além disso, você precisará fornecer informações pessoais e enviar uma cópia do seu passaporte, o qual precisa estar válido e não expirar nos meses que sucedem a sua chegada no Reino Unido.
#dicaloveUK O loveUK é especializado no processo de application para o Reino Unido, ajudando você a maximizar as suas chances de ser aceito, preparando um application forte e personalizado de acordo com o perfil de cada universidade.
O nosso objetivo principal é encontrar o curso mais adequado às suas ambições acadêmicas e profissionais. Possuímos um sistema próprio para que você se prepare da melhor forma e visualize o andamento do seu projeto por meio de um check-list de documentos, instruções e revisão do seu personal statement (carta de motivação/apresentação), cartas de referência, além de termos contato direto com as instituições, o que facilita no momento de conferir o status da sua candidatura e o que esperar desta nova experiência.
E a melhor notícia do dia é: o nosso serviço é totalmente gratuito para candidaturas em qualquer uma das nossas universidades parceiras. O que está esperando? Entre em contato conosco ASAP (as soon as possible) pelo email contato@loveuk.org.br e nós lhe ajudaremos.
Ainda como parte da nossa mais nova série de tira-dúvidas, na próxima quinta-feira (7) estaremos ao vivo na página do Facebook com o #PapoComloveUK, a partir das 18h, dando dicas valiosas para quem quer estudar no Reino Unido. Não perca!
Tags: