Passo a Passo loveUK: Como tornar sua inscrição a uma universidade à prova de erros


Chegou o grande momento! Após toda a pesquisa sobre universidades, cursos, bolsas, requisitos e de toda a preparação dos documentos, personal statement, carta de referência, etc., está na hora de realizar o seu application, ou seja, iniciar o processo de admissão em uma das instituições que você escolheu.

O application dá a impressão de ser um procedimento mecânico, o qual envolve apenas o preenchimento de formulários e o envio de documentos, mas esta é uma das etapas mais importantes do processo de candidatura à tão almejada vaga nas universidades britânicas.

E como saber o que eu necessito fazer para maximizar as minhas chances de ser aceito com um application forte? O caminho mais prático é chamar um especialista!

Um perito nos processos de admissão poderá dar dicas valiosas para maximizar as suas chances de ser aceito, desde que você cumpra os requisitos mínimos exigidos pela universidade, claro. O loveUK é especialista em processos de admissão para universidades britânicas e pode ajudá-lo gratuitamente.

E já que estamos aqui para o seu auxílio, confira as nossas orientações abaixo, indispensáveis a toda candidatura que busca se destacar:

Muita atenção aos detalhes

Leia com muita atenção todos os requisitos da universidade, os formatos solicitados de documentos, cartas de referência, personal statement e, principalmente, aonde deve aplicar, bem como os prazos de inscrição.

Algumas universidades aceitam candidaturas com certos documentos pendentes, como por exemplo o resultado do exame de proficiência, assim você pode aplicar o quanto antes e garantir sua aprovação.

Saiba qual a sua plataforma de inscrição

Caso você esteja buscando vaga para um curso de Graduação, toda a atenção deve ser redobrada, pois você certamente precisará fazer o application no portal UCAS (Universities and Colleges Admissions Service), uma organização britânica cujo papel principal é se encarregar do processo de inscrição para as universidades britânicas. Realizado por meio de uma plataforma, o UCAS distribui todas as informações fornecidas pelo estudante às instituições que escolheu se candidatar.

Já para quem se prepara para fazer um curso de Pós-Graduação (Especialização, Mestrado, MBA, Doutorado ou Pós-Doutorado) deve-se estar atento à página do curso escolhido, pois lá estarão as informações sobre o processo de application, o qual poderá ser realizado por meio de uma plataforma própria da universidade, formulários manuais ou até mesmo por portais como o UCAS.

Organize seu bolso

A maioria das universidades cobra uma taxa para a realização do seu application (o chamado application fee), este valor pode variar de 13 a 150 libras (o equivalente a algo entre R$56 e R$651). Programe-se para arcar com estes custos, pois a sua candidatura não será processada e analisada até a finalização desta etapa.

Quando aplicar

O período de candidaturas para as universidades britânicas varia de acordo com o programa e com as universidades, por exemplo:

  • Graduação: Pelo portal UCAS, as candidaturas para qualquer curso nas universidades de Oxford e Cambridge ou para a maioria dos cursos de Medicina, Medicina Veterinária e Odontologia foram realizados até às 18h (no fuso do Reino Unido) de 15 de outubro. As candidaturas para os demais cursos e universidades poderão ser enviados até às 18h (fuso do Reino Unido) de 15 de janeiro de 2018, com poucas exceções.

  • Pós-Graduação: A maioria dos cursos de Especialização, Mestrado e MBA oferecem entrada em setembro e outubro, esta é a mesma época em que são abertas as inscrições para o ano seguinte, portanto você deve estar atento aos prazos estabelecidos pelas instituições para as quais você pretende aplicar. Recomendamos que aplique o quanto antes, principalmente para as universidades e cursos mais concorridos. Para os cursos de Doutorado e Pós-doutorado há oportunidades de ingresso durante todo o ano e o processo de admissão é um pouco diferente, assim, é importante entrar em contato com o loveUK para compreender as melhores oportunidades e não perder os prazos.

Antes de enviar a sua candidatura entre em contato com o loveUK para ajudarmos a maximizar as suas chances de ser aceito na universidade dos sonhos. Revisamos todos os processos junto a você, com correções e dicas que podem fazer a diferença na sua inscrição. O nosso serviço é totalmente gratuito para candidaturas em qualquer uma das nossas universidades parceiras. O que está esperando? Entre em contato conosco ASAP (as soon as possible) pelo email contato@loveuk.org.br e nós lhe ajudaremos.

Estamos muito próximos de finalizar a nossa série Passo a Passo loveUK. Fique ligado! Na próxima terça-feira tem mais.

Leia mais Passo a Passo loveUK:

Como estudar no Reino Unido, parte 1

Como se preparar para candidatar-se a uma universidade

Entradas recientes
Arquivo
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • YouTube Social  Icon
  • LinkedIn Social Icon