Passo a Passo loveUK: 4 dúvidas antes de fazer as malas


Muitos dirão que a parte mais difícil para estudar no Reino Unido já passou, mas, acredite, ela iniciou quando você clicou em “submit application”. Não é nada fácil lidar com a ansiedade de receber o tão esperado SIM da universidade dos sonhos, afinal há muitos fatores em jogo: o seu futuro é um deles, por exemplo. A quarta e última etapa do Passo a Passo loveUK envolve alguns processos que demandam muita atenção e paciência e estamos aqui para tirar estas dúvidas.

Em geral, surgem muitas perguntas logo após o envio do application, por isso, confira abaixo as respostas às principais dúvidas que vemos por aí:

Devo mandar e-mail para a universidade perguntando se receberam o meu application e se está tudo certo?

NÃO. Você não precisa enviar nenhum e-mail para a universidade no intuito de confirmar se realmente receberam o seu application, pois ao finalizá-lo certamente o próprio sistema envia uma mensagem informando que sua inscrição foi recebida e que será analisada. Para acompanhar o seu processo, acesse a plataforma de candidatura da universidade que escolheu, lá haverá um espaço específico indicando o status do seu application.

Quanto tempo leva para a universidade analisar minha inscrição e dar uma resposta?

O tempo de resposta de cada universidade varia bastante. Fatores como a quantidade de candidaturas recebidas, o período no qual você finalizou o seu application e o próprio tempo de resposta das instituições influenciam neste prazo. Em geral, a resposta sobre sua candidatura pode demorar de 10 a 90 dias e, neste período, você pode ser convidado a uma entrevista virtual.

#dicaloveUK Procure finalizar a sua candidatura com antecedência, pois ela será analisada mais rápido e você terá mais tempo para tomar uma decisão, caso pretenda aplicar para bolsas de estudos ou esteja aguardando o resultado de outros processos seletivos.

Como virá a resposta da universidade?

As universidades britânicas podem responder à sua candidatura de três formas:

  • Informando que você não foi aprovado

Calma! Não é o fim do mundo. Caso você não seja aprovado, a instituição irá explicar o motivo e você poderá aplicar novamente no futuro. O principal motivo de uma recusa é o não cumprimento de algum dos requisitos de entrada (entry requirements).

  • Oferta Condicional (Conditional Offer)

Boas notícias! Isto significa que você já está com um pé no Reino Unido. Uma oferta condicional indica que a universidade precisa que você cumpra algum requisito específico para que esta possa lhe oferecer uma vaga. Os requisitos podem estar relacionados a:

  1. Ao desempenho acadêmico: a universidade pode solicitar documentos que comprovem que você possui a média exigida para ingressar no curso escolhido, ou que você melhore o resultado em exames específicos. Algumas instituições aceitam que o candidato inclua experiência profissional para complementar a documentação acadêmica, comprovando que o mesmo possui conhecimento na área.

  2. Ao exame de proficiência (IELTS, por exemplo): caso você não tenha atingido o nível de proficiência exigido pelo programa, será dado um prazo para que você envie um novo resultado ou registre-se nos programas de inglês disponíveis para alunos que irão ingressar em cursos de Graduação ou Pós-Graduação (Pre-Sessional English) Algumas universidades aceitam candidaturas sem que seja incluído o resultado do exame de proficiência em inglês, portanto o candidato receberá uma oferta incondicional até que comprove o nível exigido pelo curso.

  3. À documentação: algumas universidades exigirão que você certifique os seus documentos (histórico escolar e diploma) em algum dos centros indicados por eles. Caso você receba uma oferta condicional das universidades desta lista por este motivo, entre em contato com o loveUK o quanto antes.

  4. Ao pagamento do depósito: há universidades que determinam o pagamento de um depósito (entre GBP500 e GBP2000) para que eles possam garantir a sua vaga e enviar a sua oferta incondicional.

  • Oferta Incondicional (Unconditional Offer)

Essa é a notícia mais esperada, o SIM! Receber uma Oferta Incondicional significa que a universidade analisou a sua documentação e aprovou a sua solicitação, portanto eles desejam oferecer uma vaga para você. A universidade determinará um prazo de resposta, o qual deve ser respeitado para que você não perca esta oportunidade. Você precisará aceitar a oferta formalmente por e-mail ou através da plataforma de candidatura.

Após este procedimento, você receberá as instruções para realizar o pagamento de um depósito no intuito de garantir a sua vaga (a partir de GPB1000 - o equivalente a R$4.400) e informações muito importantes sobre os próximos passos.

Já aceitei a minha Unconditional Offer, e agora, quais são os próximos passos?

Esta é a hora de focar nos preparativos para a sua viagem. A universidade enviará instruções e você irá contar com o loveUK para realizar todos os procedimentos necessários. Podemos, enfim, dizer que "o pior já passou", pois você está muito próximo de realizar o sonho de estudar no Reino Unido. Aqui vão alguns passos principais dos preparativos:

  1. Acomodação: a universidade irá enviar as opções de acomodação, os valores e os prazos para solicitar uma vaga, seja dentro ou fora do Campus Universitário;

  2. Visto: você precisará solicitar o visto Tier4. O loveUK possui uma equipe especialista em vistos para o Reino Unido e poderá auxiliá-lo neste processo, entre em contato conosco o quanto antes. E lembre-se: caso a sua universidade seja uma das nossas parcerias, o nosso serviço de assessoria para solicitação de visto será gratuito;

  3. Passagem aérea: recomendamos que você adquira a sua passagem aérea apenas após receber o resultado positivo da sua solicitação de visto;

  4. Mentoria e Reunião Pré-Embarque: o loveUK oferece estes serviços de forma gratuita para os alunos das nossas universidades parcerias, assim você embarcará bem informado e mais confiante.

Feito isso, arrume as malas, prepare a despedida e boa viagem!

Sabemos que este é um processo longo e cheio de detalhes, mas também sabemos que todo o esforço vale a pena, afinal trata-se de uma experiência que irá mudar a sua vida, melhorar a sua compreensão de mundo, conectá-lo a pessoas das mais diversas culturas, proporcionar visitas em lugares fantásticos e um ambiente de excelência acadêmica.

O loveUK fica à disposição para sanar todas as suas dúvidas e ajudá-lo a alcançar todos os seus objetivos. Você não precisa fazer tudo sozinho, nosso serviço de assessoria é completo e personalizado, focado em auxiliá-lo a encontrar o melhor programa de acordo com os seus objetivos acadêmicos e profissionais. E o melhor: é completamente gratuito para candidaturas em mais de 30 universidades britânicas. Confira quais.

Fique ligado nas nossas redes sociais, estamos sempre divulgando novidades e informações para aproximá-lo cada vez mais do seu curso ideal no Reino Unido. E tenha sempre em mente:

Perdeu alguma etapa do nosso Passo a Passo? Não se preocupe, confira abaixo as publicações anteriores:

Como estudar no Reino Unido, parte 1

Como se preparar para candidatar-se a uma universidade

Como tornar a sua inscrição a uma universidade à prova de erros

Entradas recientes
Arquivo
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • YouTube Social  Icon
  • LinkedIn Social Icon