loveUK Universities: Excelência em pesquisa garante série de Nobels à University of Birmingham

A University of Birmingham foi fundada em 1900 com uma proposta antidiscriminatória, aceitando homens e mulheres em termos iguais e tornando-se a primeira universidade do Reino Unido a construir um prédio residencial para estudantes mulheres. Atualmente, a instituição conta com uma comunidade com mais de 5 mil estudantes de 150 nacionalidades, localizada na segunda maior cidade britânica: Birmingham.


Membro fundador do Russel Group (a "Ivy League" britânica), a universidade é reconhecida por suas pesquisas acadêmicas inovadoras, as quais ao longo de seus 118 anos de existência causou grandes impactos na sociedade. Nela foram desenvolvidos o marca-passo, a válvula coronária plástica, a sintetização da primeira vitamina artifical - a vitamina C - e, ainda, a criação das cavidades do magnetron, levando à criação do radar e do microondas.

Biblioteca da universidade. Foto: Divulgação

A universidade também é pioneira na criação de vacinas para alergias e a primeira a conduzir testes clínicos da pílula contraceptiva fora dos Estados Unidos, promovendo impacto fundamental na qualidade de vida de mulheres em todo o mundo.


O desenvolvimento de suas pesquisas e tecnologias resulta até os dias atuais em grandes premiações de seu alunado, incluindo o Nobel. Entre 1922 e 2016 a universidade contabilizou 11 ex-alunos ganhadores do Nobel de Química, da Paz, Medicina e Física. Atualmente, Birmingham segue liderando pesquisas nos campos mais importantes do século XXI, como nanotecnologia, terapia genética, robótica e o uso da realidade virtual na arqueologia.


A University of Birmingham possui cursos em cinco departamentos: Social Sciences, Engineering & Physical Sciences, Arts & Law, Medical & Dental Sciences (sendo a primeira universidade britânica a oferecer graduação em Odontologia) e Life & Environmental Sciences. No mais recente relatório anual do High Fliers os estudantes de Birmingham ficaram em segundo lugar no ranking dos mais procurados por grandes empregadores, atrás apenas da University of Manchester.


Buscando sempre desenvolver seu setor de educação internacional, em setembro deste ano a universidade lança um novo campus na cidade de Dubai, Emirados Árabes, tornando-se a primeira universidade do Russel Group a possuir um prédio lá.

Foto: Divulgação

Andy Hammond, funcionário do Escritório de Recrutamento Internacional, afirma que há um grande histórico de estudantes brasileiros em cursos de todas as áreas oferecidas pela universidade. "O Brasil é uma região estratégica de grande importância para a universidade e temos investido no Brasil para formar parcerias e relacionamentos significativos, de forma a aumentar pesquisas colaborativas com grandes universidades, instituições e organizações privadas. Também buscamos maximizar oportunidades para a educação transnacional e visitamos o Brasil regularmente para conhecer estudantes em potencial".


Hammond afirma, ainda, que o fato dos cursos de pós-graduação no Reino Unido terem duração de apenas um ano - diferentemente dos programas americanos - a University of Birmingham se torna um destino atrativo para brasileiros. "A depender da área de estudo que o estudante estiver procurando, existe uma grande chance de que Birmingham tenha o programa certo", promete.


Aplicando para a universidade

Mais que buscar estudantes com altos padrões acadêmicos, Birmingham foca-se em candidatos motivados e que se envolvem em atividades dentro e fora de seus estudos. "Seja no esporte, algo cultural, político ou o que for, queremos ver como cada estudante se destaca na multidão, pois é isso que encorajamos nossos alunos dentro da universidade. E isso se aplica a todos, não só aos estudantes internacionais", explica Hammond.


Ao decidir se candidatar para a universidade, é necessário que o estudante tenha pesquisado bem sobre a instituição, podendo tirar suas dúvidas com um consultor loveUK. Importante lembrar que a maioria dos cursos de Birmingham não fazem entrevista, exigindo que o candidato esteja bem preparado para fazer a sua inscrição. Mas não se desanime, nossa assessoria está disponível gratuitamente para auxiliá-lo neste processo.

Foto: Divulgação

Contando com a quarta maior população de estudantes internacionais e a maior comunidade de pós-graduandos internacionais no Reino Unido, a instituição incentiva com bastante ênfase a inscrição de brasileiros. Em 2017 foi realizado no campus de Birmingham a Brazil Week, evento que celebra a cultura, ideias e pesquisa brasileira. Este ano, acontecerá uma nova edição em março, devido ao sucesso do evento. "Contaremos com painéis de discussões, aulas especiais, fóruns de pesquisa, filmes, Capoeira e muito mais. Em breve divulgaremos mais informações", promete Hammond.


Conheça outras universidades parceiras do loveUK:

Moderna, University of Bradford oferece cursos para exigências atuais da sociedade

Centenária De Montfort University oferece bolsa a LGBTQs

Entradas recientes
Arquivo
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • YouTube Social  Icon
  • LinkedIn Social Icon
Inscreva-se na nossa newsletter

Siga-nos

  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White YouTube Icon

loveUK © 2016 - Todos os direitos reservados