University of Essex é referência em estudos de Direitos Humanos e Business

A uma hora do centro de Londres, Inglaterra, fica a University of Essex, reconhecida como uma das universidades com maior diversidade cultural do mundo, onde quase 15 mil estudantes de 147 países se reúnem para ampliar seus mais variados conhecimentos.

Sob o lema de ser uma universidade que abriga os “curiosos, corajosos e atrevidos”, Essex encoraja os estudantes a desafiar a normalidade e a pensar diferente. Pela instituição já passaram dois ganhadores do Prêmio Nobel (o economista Chris Pissarides e o ex-presidente da Costa Rica, Óscar Arias Sánchez), diretores premiados, presidentes, atores consagrados, astronautas e outros 75 mil ex-alunos.

Arquitetura de Essex foi pensada para se destacar. Na foto, campus de Southend chama atenção. Foto: Divulgação

Essex funciona desde 1964 e é avaliada como a 22ª melhor universidade do Reino Unido, segundo ranking da Times Good University Guide 2018, e a 21ª entre as 200 melhores universidades internacionais do mundo (Times Higher Education). Ainda nos rankings, a universidade possui categoria ouro em excelência de ensino (Teaching Experience Framework 2017) e está entre as 20 melhores do Reino Unido em excelência de pesquisa, figurando em quarto lugar na área de Ciências Sociais e em primeiro em pesquisas sobre política.

Essex possui três departamentos de ensino - Humanidades, Ciências Sociais e Ciência e Saúde - e uma ampla gama de cursos de graduação e pós-graduação em áreas como política, ciência biológica, negócios, direito, direitos humanos, ciência da computação, linguística, entre outros. De acordo com Keeley Alvarez, International Officer, o Centro de Direitos Humanos da universidade é reconhecido internacionalmente por seu trabalho relacionado a leis em conflitos armados, direitos civis e políticos e, ainda, direitos econômicos, sociais e culturais, com foco no direito à saúde.

“Acho que a pesquisa que nossos alunos e funcionários estão fazendo fala por si só em termos do quão importante é o centro e como influencia cada objetivo dos direitos humanos, fazendo a diferença a nível internacional, regional e nacional”, explica Alvarez.

O estilo de vida oferecido aos estudantes garantiu à universidade o 15º lugar, pelo quinto ano consecutivo, na Pesquisa de Satisfação Geral dos Estudantes em Universidades britânicas (NSS). Entre as vantagens promovidas por Essex, é possível estudar idiomas gratuitamente por meio do programa Languages for All e trabalhar na área do seu curso, dentro do campus, por um ano.

A universidade possui uma comunidade brasileira que cresce a cada ano, com atualmente 100 estudantes de cursos de graduação e mestrado. De acordo com Alvarez, o departamento mais popular entre eles é o de Business, por sua ampla oferta de cursos e temas nesta área. “Um dos cursos mais populares entre brasileiros são os Masters em International Management, Marketing & Brand Management e International Business & Entrepreneurship”.

Por conta da chegada de tantos brasileiros na universidade durante os últimos anos, Essex possui uma sociedade voltada a quem fala português e uma sociedade de Capoeira. “Eu sempre menciono isso aos novos estudantes brasileiros, para o caso de estarem com saudade de casa e queiram encontrar outras pessoas do Brasil no campus”, afirma a International Officer.

Candidatando-se a Essex

A universidade busca estudantes internacionais apaixonados por juntar novos conhecimentos e desafiar a si mesmo e as convenções sociais. “Se você for corajoso o suficiente para ter novas ideias e generoso o suficiente para compartilhá-las, seja bem vindo”, afirma Alvarez.

A instituição disponibiliza em seu site guias para escrever um bom personal statement e carta de referência, de forma a maximizar as chances de enviar uma forte candidatura. “Seja sempre honesto e certifique-se de mencionar atividades extracurriculares relevantes e interessantes, desde que estejam relacionadas com seu curso e sirvam para que se destaque entre os demais candidatos”.

Para candidatos brasileiros, a depender do tipo de curso, Essex exige o Certificado de Ensino Médio com nota mínima 6 ou diploma de bacharelado ou licenciatura com nota mínima 7.5 (ou B).

E vamos falar de coisa boa? A universidade fornece uma série de oportunidades incríveis de bolsa de estudos para o ano de 2018/2019, algumas voltadas exclusivamente a brasileiros.

Estudantes brasileiros de graduação ou pós-graduação podem se candidatar a uma bolsa de £3 mil. Já para brasileiros com notas de 8 a 10 (ou a partir de B+) no mestrado podem concorrer a um desconto nas taxas de matrícula de £3 mil com a Academic Excellence International Masters Scholarship.

Há também a bolsa Santander, no valor de £5 mil, voltada a latino-americanos matriculados em um mestrado. Ainda para latino-americanos, há uma bolsa de £5 mil para quem estiver, especificamente, fazendo um mestrado em Translation Interpreting & Subtitling ou Translation & Professional Practice.

Como parceiro da University of Essex, o loveUK auxilia gratuitamente quem estiver interessado em estudar nesta universidade. E mais: durante este fim de semana (17 e 18), representaremos Essex na EduExpos, feira de educação internacional gratuita e na sexta-feira (16), um representante da instituição estará disponível no escritório do loveUK em São Paulo para reuniões privadas. Para participar, basta preencher este formulário.

Conheça outras universidades parceiras do loveUK:

Moderna, University of Bradford oferece cursos para exigências atuais da sociedade

Centenária De Montfort University oferece bolsa a LGBTQs Excelência em pesquisa garante série de Nobels à University of Birmingham

Graduados na University of Warwick são os 30 mais buscados do mundo no mercado

Educação na Middlesex University London foca no preparo ao mercado de trabalho

Entradas recientes
Arquivo
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • YouTube Social  Icon
  • LinkedIn Social Icon
Inscreva-se na nossa newsletter

Siga-nos

  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White YouTube Icon

loveUK © 2016 - Todos os direitos reservados