MBA: entenda por que curso vai além da categoria normal dos mestrados

O MBA (Master of Business Administration) é um dos cursos mais prestigiados e reconhecidos no mundo. Ensinado como uma categoria de mestrado, este diploma prepara seus estudantes para todo tipo de situação nos mais variados setores de empresas e negócios, indo além do já conhecido modelo de ensino que os outros mestrados oferecem.

Diferente dos demais cursos de especialização, universidades britânicas que oferecem MBA exigem de seus estudantes pelo menos quatro anos de experiência em liderança. Ou seja, não basta ter um diploma em bacharelado para entrar.

Biblioteca da Leeds University.

Os detentores de um diploma em MBA apresentam conhecimentos gerais sobre as diferentes áreas de uma empresa (seja na comunicação, direção financeira, estratégica, marketing, recursos humanos ou operacional), assumindo uma visão global e estratégica que poucos executivos conseguem ter.

Em geral, o curso é voltado a profissionais com experiência em cargos de gerência que desejam avançar na carreira, ao mesmo tempo em que “dá um gás” no potencial salarial - segundo afirma o Financial Times, um MBA pode gerar aumento de aproximadamente 100% no salário do profissional. Vale lembrar também que muitas vagas de emprego, em todo o mundo, dão exclusividade a candidatos com este diploma no currículo, mostrando ser quase um pré-requisito no mundo dos negócios.

Como os estudantes deste curso já estão inseridos no mercado de trabalho, o MBA possui variadas categorias para abraçar a disponibilidade de cada profissional, podendo ser:

Full-Time

Exatamente como o nome já diz, os estudos levam um ano (no caso do Reino Unido) e as aulas acontecem durante toda a semana. O curso exige um tempo de dedicação intenso.

Executive (EMBA)

Voltado a profissionais que não podem deixar de lado a carreira por um tempo. Ensinado em meio período, este formato permite aprofundar-se nos estudos ao mesmo tempo em que mantém o foco no trabalho, mas para fazê-lo as universidades exigem do candidato uma sólida experiência profissional, com pelo menos cinco anos em um cargo administrativo.

Professional (PMBA)

Oferece uma flexibilidade ainda maior que os demais formatos, com foco em uma área determinada, podendo ser em finanças, consultoria, gestão de meio ambiente, direção comercial, marketing e etc.

Distance Learning

A principal diferença entre o Distance Learning e o Online é que o primeiro exige que os estudantes participem presencialmente de algumas aulas durante o período do curso. Em geral, porém, as aulas são ministradas por vídeos interativos, teleconferência e atividades online e offline. Isso permite que o estudante mantenha seu próprio ritmo de aprendizagem, sem precisar estar constantemente numa sala de aula.

Das mais de 30 universidades parceiras do loveUK, todas oferecem programas de MBA e, destas, cinco figuram entre as 100 melhores do mundo para este curso, segundo ranking levantado pelo The Economist:

- University of Warwick (18º)

- Durham University (57º)

- University of Strathclyde (72º)

- University of Birmingham (76º)

- Leeds University (94º)

Entradas recientes
Arquivo
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • YouTube Social  Icon
  • LinkedIn Social Icon