10 coisas que você deve fazer quando estiver no Reino Unido

O ano letivo britânico está próximo de começar, a natureza resolveu dar uma estendida no período de verão na região e nossos alunos loveUK estão prestes a embarcar em direção às universidades da terra da rainha.

Mudar-se para um país com uma cultura tão diferente é algo que pode causar apreensão em alguns e ansiedade em outros e, por isso, reunimos algumas atividades e dicas do que fazer enquanto estiver lá, para tornar a sua experiência morando no Reino Unido ainda mais intensa.

Anote aí:

1. Participe da Fresher's Week

Uma semana antes do início das aulas acontece a tradicional Fresher's Week (a "semana do calouro"), o melhor momento para conhecer gente nova e viver uma das experiências mais universitárias do Reino Unido. No período da manhã, você será abordado por todo tipo de sociedade que existe na sua universidade - desde aquelas dedicadas a política, escrita criativa, religiões, conhecimento de vinhos e esportes até as dedicadas aos que falam português ou se interessam em admirar a forma das nuvens (sim, isso existe!) -, sendo uma oportunidade para experimentar algo novo logo de início.

Já ao cair da tarde, é hora de festejar. Todos os bares da cidade estarão cheios de universitários, alguns até mesmo fantasiados da forma mais criativa possível ou com as cores da própria universidade. Entre no clima e comece a pensar na sua própria fantasia!

2. Experimente o tradicional Sunday Roast

Sabe-se que o prato mais tradicional do Reino Unido é o Fish and Chips, mas exclusivamente aos domingos reina o Sunday Roast, um assado de carne acompanhado do Yorkshire puddings (uma espécie de pão), batata assada, vegetais cozidos e molho de carne (o chamado gravy). Em geral, a iguaria é preparada pelos britânicos em casa para juntar a família e amigos, mas os pubs e restaurantes também oferecem esta opção àqueles que não têm nenhum talento culinário ou aos estrangeiros que desconhecem a receita.

3. Vá à Bonfire Night da cidade

No dia 5 de novembro é celebrado o dia que, no longínquo ano de 1605, Guy Fawkes foi preso por tentar explodir o Parlamento e matar o Rei James I, um tipo de lembrete para a falta de tolerância a atos de traição - ou talvez uma desculpa para preparar uma linda festa com fogos de artifício.

Todos os anos, pessoas de todo o Reino Unido se reúnem em acampamentos no meio das cidades para assistir ao espetáculo de fogos gratuito, enquanto comem maçãs do amor enrolados em cobertores confortáveis. A maioria das cidades possuem programações que começam alguns dias antes da data oficial.

Bonfire Night

4. Assista a um jogo de Rugby, Críquete ou Futebol

Da UEFA Champions League todo amante de futebol já sabe, mas e quanto a um jogo de críquete ou rugby? Você pelo menos conhece as regras? Estes dois esportes são muito populares entre os britânicos e esta é a sua chance de assistir a uma partida de algo bem diferentão.

5. Aprenda as gírias e diferentes sotaques

Da Escócia à Inglaterra, de uma cidade a outra ou até mesmo entre um bairro e outro é possível notar uma variedade de gírias na língua inglesa e os mais diferentes sotaques. Passeie pelas ruas sem fones de ouvido e preste atenção no que as pessoas falam ao seu redor. Você saberia dizer a diferença entre "brella" e "brolly" ou "bloke" e "chap"? E quanto a diferenciar o sotaque de um irlandês e um escocês?

6. Aproveite o fim de semana para conhecer outra cidade

O Reino Unido é tão pequeno se comparado com o Brasil que em menos de uma hora de trem é possível acessar boa parte da ilha. Já pensou conhecer Londres em dois dias? Visitar o Big Ben, fazer compras em Camden Town, ver a troca de guarda no Palácio de Buckingham e tomar um chá nas margens do rio Tâmisa estarão apenas a uma ou duas horas da cidade onde você mora. Também é possível fazer um bate-volta sem se cansar. Um ônibus ou trem podem levá-lo a Oxford ou Cambridge para andar, por exemplo, de canoa (a chamada punt) em um dia quente.

Junte alguns amigos e dedique os seus fins de semana a explorar a terra da rainha.

7. Viva uma experiência escocesa completa

No verão e primavera a Escócia promove o Highland Games, evento que celebra a cultura escocesa e celta. Kilts, gaitas de foles e cerveja tradicional escocesa se encontram em um só lugar para promover jogos bem tradicionais, como o lançamento de martelos, arremesso de peso e de toras e cabo de guerra - sim, a maioria das modalidades envolve força física. Os jogos incluem também outros tipos de entretenimento da cultura escocesa, como dança e música.

Todos os anos, em agosto, a cidade escocesa de Dunoon promove o maior Highland Games, o chamado Cowal Games, reunindo cerca de 3.500 competidores e mais de 20mil espectadores de todo o mundo.

8. Você está a poucos passos de um famoso festival de música

O Reino Unido oferece uma variedade de festivais de música durante todo o ano, como o Glastonbury, Isle of Wight, V Festival, Download Festival, Hyde Park Festival, Hay Festival e muito mais. Esta pode ser a sua chance de ver aquela banda que tanto gosta em um ambiente bem britânico.

9. Ouvi alguém dizer praia?!

A ideia que temos do Reino Unido, principalmente da Inglaterra, é de um lugar chuvoso e cinza permanentemente, mas durante alguns períodos do ano o clima dá uma folga, sendo a sua chance de conhecer as praias britânicas, como as de Cornwall, Brighton, Bournemouth ou Hastings. Vale deixar como aviso que a água é bem gelada, mas sentar à beira da praia, com seu livro favorito, acompanhado de um ice tea, pode ser uma boa pedida.

10. Assista a uma peça de Shakespeare

Renomados teatros do Reino Unido mantêm em cartaz várias peças do famosíssimo William Shakespeare ao longo do ano. Se você conhece Macbeth, Otelo, Júlio César, Hamlet e, claro, Romeu e Julieta, então precisa dar uma passada no Royal Shakespeare Theatre, em Stratford-upon-Avon, ou no The Globe, em Londres. É imperdível.

Desde adquirir o hábito de tomar o tradicional "chá da tarde" a visitar uma das centenas de parques espalhados por toda a ilha, há uma infinidade de atividades para fazer no Reino Unido e todas são válidas como experiências genuinamente britânicas.

Sentiu que faltou algo na nossa lista e acha que é imperdível? Deixe nos comentários!

Entradas recientes
Arquivo
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • YouTube Social  Icon
  • LinkedIn Social Icon