Bolsa de estudos Chevening: por onde começar?

Atenção, atenção! As inscrições para o Chevening, programa de bolsas de estudo para fazer mestrado no Reino Unido, estão abertas!



Lembro muito bem desse momento no ano passado, quando decidi aplicar para o Chevening. E hoje, felizmente, estou na condição de bolsista, organizando os últimos detalhes para embarcar para a Inglaterra, para aquela que certamente será uma das melhores experiências da minha vida!


Você quer aplicar para o Chevening, mas não sabe nem por onde começar? Então separa uns minutinhos para ler essas dicas e faça uma application de sucesso!

Leia todas as informações do site e a FAQ

O primeiro passo para quem tem interesse na bolsa de estudos Chevening é ler as informações disponibilizadas no site. É lá que você encontrará os critérios de elegibilidade, requisitos (como a proficiência em inglês e experiência profissional), informações sobre o sistema de aplicação e muito mais.


Se você ficou com alguma dúvida, recorra ao FAQ - Frequently Asked Questions! A página é super completa e é dividida por categorias, o que facilita bastante a busca por informações.


Organize-se: dedique-se à escolha das Universidades/Cursos

Não é obrigatório aplicar para as universidades antes de aplicar para o Chevening. A maioria das pessoas que eu conheço, inclusive, se candidataram para as universidades somente depois de finalizar a application do Chevening.


No entanto, você precisará indicar na aplicação da bolsa quais são as três opções de universidades/cursos que você tem interesse em cursar. Separe um bom tempo para avaliar isso, pois essa decisão é irreversível. É importante avaliar a posição da universidade nos rankings gerais, nos rankings da sua área, conhecer a estrutura da universidade, biblioteca, oportunidades extracurriculares…


Se você ficar em dúvida, que tal contatar os ex-alunos das instituições, ou pessoas que fizeram o curso que te interessa? Use e abuse das redes sociais para isso (o LinkedIn é uma ótima ferramenta para essa finalidade). Você também pode contar com o apoio especializado do loveUK, que possui uma ampla gama de universidades parceiras!


Preencha as informações da application com atenção

Esse item é muito importante! Preencha tudo com cuidado e revise sua aplicação várias vezes, para evitar qualquer erro. Alguns erros, como o preenchimento equivocado do tempo de experiência profissional, podem lhe excluir do processo já na primeira etapa (na fase de análise dos critérios de elegibilidade).


Não tenha pressa para finalizar o application

As inscrições abriram no dia 6 de agosto, mas só se encerram no dia 6 de novembro (confira a timeline do Chevening). Dessa forma, não tenha pressa para finalizar sua aplicação. Crie um documento em um editor de texto com as principais perguntas da application (as famosas essays!), e se dedique a elas ao longo de várias semanas.


Com isso você tem tempo para escrever, reescrever, revisar e mudar tudo quantas vezes forem necessárias para que consiga formular respostas excelentes!


Mas também não deixe para última hora, hein?!

O Chevening recebe milhares de aplicações todos os anos (só no ano passado foram mais de 60 mil no mundo todo!) e, infelizmente, não são poucas as pessoas que finalizam a sua application nos últimos dias. Por óbvio, esse volume imenso de acessos simultâneos pode gerar uma sobrecarga no sistema e ele pode ficar instável.


Ouvi relatos de amigos que, no ano passado, passaram por isso. Você não quer correr o risco de não conseguir finalizar sua aplicação, não é mesmo?! Organize-se para submetê-la pelo menos 7 dias antes da deadline.


Preparado para dar início à concretização do seu objetivo de fazer mestrado no Reino Unido, com uma bolsa integral? Se precisar de um incentivo inicial, que tal conferir as postagens dos mais novos bolsistas através da #ChosenForChevening, no Instagram e Twitter? No ano que vem pode ser você!


Grande abraço e sucesso!


Taís Fernanda Blauth é advogada, gaúcha e apaixonada pela cultura britânica. Cursará o mestrado em Política e Relações Internacionais na Durham University, com a bolsa de estudos Chevening. Compartilha dicas e rotina de estudos no Instagram @mestradoabroad.


Entradas recientes
Arquivo
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • YouTube Social  Icon
  • LinkedIn Social Icon