Natal britânico: conheça as melhores tradições de fim de ano da terra da rainha

Dezembro é a época do ano em que todos entram no clima festivo de Natal. Está aberta, assim, a temporada oficial de canções, decorações e comidas natalinas. Por questões coloniais, as tradições de Natal que vemos nos filmes americanos têm, em sua maioria, origem no Reino Unido. Mas qual a explicação para o uso de meias na lareira ou o peru ser a ave "oficial" das festividades?

O loveUK entrou na onda dos gorros vermelhos e pisca-piscas e revela a origem dos principais costumes do Natal, as experiências festivas favoritas dos britânicos nesta época do ano e as melhores decorações das universidades e cidades do Reino Unido. Então dá o play no álbum da Simone, pega um pedaço de panetone e vem com a gente!

Árvore de Natal

Os pinheiros natalinos estão presentes no norte da Europa há milênios, mas foi apenas na década de 1830 que a primeira árvore de Natal apareceu no Reino Unido, quando o Príncipe Albert colocou uma no Castelo de Windsor, em 1841. Deu-se, assim, início ao costume na região.

Tortas de carne moída (Mince Pies)

As primeiras tortas eram feitas de carne, fruta e tempero, uma inspiração da cozinha do Oriente Médio após as Cruzadas. Tradicionalmente, elas continham 13 ingredientes, os quais representavam Cristo e os 12 Apóstolos, feitas em um formato oval para representar a manjedoura.

Meias de Natal

O costume de deixar meias penduradas na lareira vem da lenda do São Nicolau. Conhecido como o presenteador, em uma ocasião ele enviou uma bolsa cheia de ouro de cima de uma chaminé para um homem pobre que não tinha dote para suas filhas solteiras. O ouro caiu em algumas meias penduradas para secar. São Nicolau era chamado pelos holandeses de Sinterklaas e, eventualmente, se tornou o chamado Santa Claus no idioma inglês.

Peru

A ave é originária do México e foi levada ao Reino Unido pela primeira vez em 1526, por William Strickland. O Rei Henry VIII gostou da carne do peru, tornando-se uma comida costumeira entre a alta sociedade do fim do século 19. Foi o Rei Edward VII, porém, que levou a tradição de Natal às classes médias.

Canções de Natal

As cantigas vêm de um período pagão, que sobreviveu até a era cristã. Muitas canções foram escritas ao longo dos séculos, mas as mais conhecidas vieram da era Vitoriana.

Outras tradições mais recentes se espalharam pela terra da rainha. Para aqueles que estarão pelo Reino Unido durante o mês de dezembro vale a pena ficar de olho nas datas das atividades das cidades. Confira algumas:

Winchester Christmas Markets

De 17 de novembro a 20 de dezembro o mercado da cidade de Winchester ilumina os históricos edifícios do local, incluindo uma catedral gótica. A atmosfera se enche do espírito natalino, com direito a música, entretenimento, comida típica, patinação no gelo, iluminação de Natal e muitas compras para a família.

Edinburgh's Highland Christmas Market

De 16 de novembro a 5 de janeiro o mercado de Edinburgh ressalta suas tradições escocesas, oferecendo quentão de vinho e promoções de Natal. O local fica na Princess Street Gardens, próximo à principal rua de compras da cidade e alguns dos maiores pontos turísticos, o que torna a experiência de Natal ainda melhor.

Vitrines de Natal

A Fortnum & Mason é uma famosa loja de alimentos em Londres, conhecida por seus doces e delícias de dar água na boca. No Natal, sua vitrine se torna uma grande atração: o espaço revela intrincadas decorações, que vão desde florestas encantadas a figuras bem realistas que se movem, tudo cheio de muitos detalhes. Para os londrinos, passar pela loja para admirar a decoração do ano se tornou um alegre costume. O interior do local também é decorado com esmero.

Árvore de Natal e coro na Trafalgar Square

A principal árvore de Natal de Londres se encontra na Trafalgar Square e contém uma boa história. Todos os anos a cidade de Oslo, na Noruega, presenteia Londres com uma nova árvore, como retribuição pela ajuda britânica durante a Segunda Guerra Mundial. A tradição acontece desde 1947 e o presente possui sempre uma altura espetacular. Toda primeira quinta-feira de dezembro acontece uma cerimônia de luzes, acompanhada de um coro natalino.

Leia mais: 10 coisas que você deve fazer quando estiver no Reino Unido
Entradas recientes
Arquivo
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • YouTube Social  Icon
  • LinkedIn Social Icon
Inscreva-se na nossa newsletter

Siga-nos

  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White YouTube Icon

loveUK © 2016 - Todos os direitos reservados