The Strathclyde Experience: Mestrado em Engenharia no Reino Unido segundo a ex-aluna Marianne Monge

Durante a Strathclyde's Week, a ideia é que vocês saibam mais sobre a universidade, a parceria com o loveUK e como podemos te ajudar.

A University of Strathclyde é uma das mais reconhecidas universidades da Escócia. Localizada em Glasgow, foi considerada University of the Year (pela segunda vez!!!) pelo Times Higher Education Awards 2019, que premia universidades do Reino Unido em várias categorias. The Sunday Times também considerou Strathclyde "Scottish University of the Year" no Good University Guide 2020.

THE Awards 2019 University of Strathclyde

É isso mesmo! Eles estão na crista da onda do reconhecimento educacional e a gente não poderia deixar de participar contando um pouco a história da instituição e de quem está ou já esteve por lá.

Por isso, entramos em contato com uma aluna de mestrado que se formou pelo maior departamento de Engenharia do Reino Unido e perguntamos tudo sobre a experiência dela com a universidade e com o loveUK. Leia abaixo:

Não perca o Webinar sobre o departamento de Engenharia de Strathclyde dia 22 de janeiro! Inscreva-se aqui!

Conheçam a Marianne!

University of Strathclyde Master of Science Engineering

Marianne se formou em MsC Sustainable Engineering: Renewable Energy Systems & the Environment, ou seja, em um mestrado do departamento de engenharia sobre energia renovável e teve auxílio do loveUK na admissão na universidade.

loveUK Brasil: Por que você escolheu a Strathclyde?

Marianne Monge: Eu escolhi estudar em Strathclyde, primeiramente, porque ela era uma das universidades recomendadas no edital da bolsa Iberdrola/Neoenergia que foi a bolsa de estudos para a qual eu me apliquei e fui agraciada. Dentre as opções recomendadas, Strathclyde era a que oferecia um curso de mestrado em energias renováveis com a grade curricular mais abrangente, encaixando-se perfeitamente com os meus objetivos profissionais. Além disso, a reputação pela excelência acadêmica na área de engenharia e a localização da universidade também foram fatores que considerei durante o processo de escolha.

loveUK Brasil: Qual curso você fez em Strathclyde e durante qual ano?

MM: Eu me formei no mestrado em Engenharia Sustentável: Sistemas de energia renovável e meio ambiente (MSc Sustainable Engineering: Renewable Energy Systems and the Environment). O curso iniciou em setembro de 2018 e foi finalizado em setembro de 2019.

loveUK Brasil: O que você tem a dizer sobre a Universidade como um todo? Da infraestrutura, do suporte a alunos estrangeiros?

MM: Strathclyde oferece uma infraestrutura completa com laboratórios, biblioteca, salas de aula adequadas, ambientes bem preservados e equipamentos modernos para ampliar a capacitação dos seus estudantes. O fato do campus estar localizado no centro da cidade também facilita muito o dia a dia do estudante. Outro fator extremamente positivo é o suporte aos estudantes estrangeiros. A universidade oferece aulas de inglês acadêmico gratuitas e serviço de aconselhamento específico para estudantes estrangeiros. Existe também um serviço focado em carreiras, que oferece desde conselhos individuais até auxílio para elaborar currículo e encontrar um estágio/trabalho.

loveUK Brasil: Como foi o seu processo de adaptação?

MM: O meu processo de adaptação foi bem tranquilo devido a minha experiência prévia de intercâmbio na mesma universidade em 2015/16. Um fator importante que me ajudou na adaptação foi o fato de Strathclyde ser uma universidade altamente internacionalizada, o que facilitou a interação inicial com outros estudantes. O ponto mais difícil de adaptação foi, sem dúvidas, o clima que é chuvoso na maior parte do tempo, entretanto, Glasgow oferece muitas opções de lazer como museus, teatros, exposições e shows.

Viagem Escócia

loveUK Brasil: Conte uma experiência marcante do seu ano no UK.

MM: Durante o mestrado tive a oportunidade de visitar Ruanda para desenvolver um projeto de eletrificação direcionado a comunidades rurais sem acesso à energia elétrica utilizando fontes renováveis. Essa experiência me possibilitou conhecer outra realidade e foi muito gratificante poder contribuir para a implementação desse projeto que impactou positivamente a vida de várias famílias, tanto nos aspectos sociais quanto econômicos.

loveUK Brasil: Como ter feito um mestrado no exterior refletiu na sua vida profissional?

MM: O mestrado no Reino Unido me possibilitou aperfeiçoar meus conhecimentos na temática de energias renováveis e meio ambiente, além de aprimorar minhas habilidades analíticas e interpessoais. Além disso, através do mestrado, tive contato com profissionais relevantes do setor, o que fortaleceu ainda mais minha rede de networking.

loveUK Brasil: Qual foi a importância do auxílio do loveUK no seu processo de aplicação?

MM: O auxílio do loveUK no meu processo de aplicação no programa de mestrado em Strathclyde foi de extrema importância. Os consultores educacionais foram muito atenciosos e disponíveis para me orientar em relação ao processo de aplicação e documentos necessários para tirar o visto Tier 4. Um dia antes da minha entrevista no centro oficial de solicitação de visto (VFS Global) tive um encontro presencial no loveUK onde os meus documentos foram verificados por um dos consultores e as dúvidas finais foram sanadas.

Parabéns pela formatura e pela experiência tão rica, Marianne! Adoramos saber mais sobre como a experiência em Strathclyde foi transformadora e importante para a sua vida.


Entradas recientes
Arquivo
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • YouTube Social  Icon
  • LinkedIn Social Icon