Eu estudei na University of Glasgow! Saiba como é a experiência.

Na semana da University of Glasgow, carinhosamente apelidada de UofG, conversamos com um alumni de mestrado em Engenharia Civil. João Paulo Santos contou para nós como foi a experiência dele estudando em uma das mais antigas universidades do Reino Unido.

A #UniversityWeek é uma iniciativa do loveUK para aproximar as universidades do público interessado em estudar no exterior. É uma oportunidade de conhecer mais profundamente aquilo que nem sempre temos como informação. Por isso, para nós, é importante sempre trazer relatos verdadeiros e voluntários daqueles que já foram ou são alunos das universidades parceiras do loveUK.

Então, aproveite a leitura e saiba mais sobre a University of Glasgow!

loveUK: Por que você escolheu a University of Glasgow?

João Paulo dos Santos: Escolhi a UofG por diversas razões. A primeira delas foi a grande tradição que a Universidade tem em desenvolver pesquisas e por possuir em seu histórico pessoas renomadas em todas as áreas do conhecimento.No entanto, como histórico somente não garante o futuro, outro fator extremamente relevante para a escolha da Universidade foi o posicionamento dela diante dos rankings mundiais, sendo uma das Top 100. Adicionalmente, a instituição estava por fazer investimentos significativos na modernização do campus para prover mais qualidade ao ensino fornecido.Além disso, outro fator de extrema relevância para a escolha da universidade se deu pela quantidade de estudantes estrangeiros que a universidade possuía. Pois possibilita a criação de um networking mais abrangente e uma troca de experiências ainda mais significativa e eficaz.Outro fator de grande importância para a escolha da universidade se deu pelo fato da mesma possibilitar que pessoas da comunidade possam cursar disciplinas na instituição. Isso acabou propiciando com que minha esposa pudesse fazer alguns cursos de grande qualidade técnica enriquecendo sua experiência durante nossa estadia no local.

loveUK: Qual curso você fez na UofG e durante qual ano?

JPS: Cursei mestrado em Civil Engineering & Management durante o ano de 2017/2018, ficando na UofG de Setembro de 2017 a Setembro de 2018.

loveUK: O que você tem a dizer sobre a Universidade como um todo? Da infraestrutura? Do suporte a alunos estrangeiros?

JPS: É impressionante, mas eu só tenho elogios à universidade. Desde a infraestrutura ao suporte acadêmico (principalmente a estrangeiros). A infraestrutura da universidade é fantástica, o que demonstra toda a preocupação da instituição em fornecer um estudo de qualidade aos alunos. Mesmo apresentando uma mescla de prédios clássicos com modernos tem uma estrutura interna de qualidade excepcional, com laboratórios e biblioteca absolutamente fantásticos! A metodologia de ensino da universidade é outra coisa que me chamou muita atenção, por propiciar a troca de experiências constante entre os alunos e a incentivar as discussões de ideias durante as aulas.O suporte a alunos estrangeiros da universidade auxilia quase todas as questões que envolvem sua vida durante o seu tempo de estadia na universidade. Desde suporte psicológico a direcionamentos de como proceder diante de situações usuais. Além disso, fornece cursos de inglês (para suporte), auxílio com o mercado de trabalho, através de indicações e auxílio no preparo de currículos e atividades à família, de forma a facilitar a estadia das pessoas no local.A universidade possui ainda uma vasta gama de bolsas de estudos, que auxiliam e muito. E, algo de grande relevância se dá pois tais bolsas estão disponíveis para muitos alunos estrangeiros.

loveUK: Como foi o seu processo de adaptação?

JPS: Meu processo de adaptação foi muito tranquilo, visto que os escoceses facilitam muito esse processo. É impressionante como gostam de brasileiros em geral e como são receptíveis, extremamente amigáveis e divertidos. Um ponto de atenção, se deu pelo sotaque de Glasgow. No início, confesso que foi mais difícil, mas as pessoas sempre demonstraram preocupação em se fazer entender e com ótimo humor. No meu caso, demorei cerca de 10 dias para me acostumar ao sotaque totalmente diferente do apresentado em livros de inglês tradicionais.

loveUK: Conte uma experiência marcante do seu ano no UK.

JPS: Resumir em uma única experiência marcante durante a minha estadia no UK é extremamente difícil. Por isso vou citar algo que resume tudo isso que é através do amadurecimento. O amadurecimento pessoal e profissional que tive durante todo o período que estive por lá foi extremamente incrível. Por mais que isso esteja intimamente ligado ao processo de intercâmbio.

loveUK: Suas expectativas atenderam a realidade?

JPS: Minhas expectativas foram superadas e muito! No início fui para UofG com o intuito de apenas cursar o mestrado, aprimorar meu inglês e retornar ao Brasil. Após, conquistei mérito no mestrado, saí de lá com amigos ao redor do mundo e com uma experiência de vida única. Além disso, fui agraciado com um bolsa de estudos que me auxiliou e muito financeiramente no pagamento do curso. loveUK: Como ter feito um mestrado no exterior refletiu na sua vida profissional?

JPS: As diversas possibilidades que afloraram após este período é algo que realmente não sonhava ter. Após o curso você se torna realmente global. Você começa a concorrer de fato a oportunidades ao redor de todo o mundo.Mas como neste momento estou focado em continuar no Brasil, pude ter um crescimento profissional acelerado que antes não foi possível em minha carreira. Em termos financeiros, o mestrado foi um grande alavancador de minha carreira.

E aí? Gostou da experiência do João Paulo? Você pode ler outras de outras universidades no nosso blog ou pode entrar em contato agora com uma de nossas consultoras educacionais para iniciar seu processo de admissão na University of Glasgow!

Entradas recientes
Arquivo
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • YouTube Social  Icon
  • LinkedIn Social Icon
Inscreva-se na nossa newsletter

Siga-nos

  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White YouTube Icon

loveUK © 2016 - Todos os direitos reservados