As melhores formas de aproveitar Londres (e arredores) no outono de 2020



Sabemos que a situação em que vivemos requer algumas mudanças na nossa rotina e na forma como nos divertimos. Por conta disso, resolve selecionar alguns dos meus passeios favoritos por Londres e proximidades que podem ser feitos ao ar livre e com segurança antes do frio chegar.


1 – Exercícios nos parques


O que não falta em Londres são parques grandes e agradáveis para dar aquela caminhada no sol para aquecer o corpo e manter a rotina de exercícios em dia. Um dos meus favoritos é o Greenwich Park, que fica super perto do Tâmisa, o que permite terminar o passeio com direito a um pôr-do-sol na beira do rio. O outro lado legal do Greenwich Park é as colinas permitem não apenas um exercício mais intenso, mas também uma enorme recompensa quando você chega ao topo. A vista de cima do observatório de Greenwich é incrível e vai render fotos maravilhosas em dias de tempo bom!

Mas para quem mora longe dos grandes parques, nem sempre existe a necessidade de se deslocar. Vários bairros de Londres contam com os seus próprios parques, e é legal aproveitar a oportunidade para explorar o que a sua área tem a oferecer pra evitar o uso do transporte público!

2 – Rotas de bicicleta


Andar de bicicleta em Londres alguns meses atrás era visto como estressante e perigoso, mas hoje em dia a situação está mudando. Com menos carros nas ruas durante o lockdown, muitos londrinos passaram a optar pela bike como meio de transporte e diversão. E adivinha? Muitos adotaram o hábito, e me incluo nessa estatística. Com essa mudança repentina, o The Guardian prevê que o número de ciclistas em Londres ao fim da pandemia pode aumentar 10 vezes, e muitas lojas de bicicletas já estão sem estoque! Além disso, o governo britânico vai investir mais de 2 bilhões de libras (equivalente a quase 15 bilhões de reais!) em novas alternativas para ciclistas e pedestres, com o intuito de diminuir a pressão sobre os sistemas de transporte público.

Essa é a oportunidade perfeita para manter a saúde e aproveitar para planejar rotas de bicicleta em uma cidade tão histórica como Londres. Um dos meus passeios favoritos inclui ir de bicicleta até Primrose Hill para ver a vista da cidade e o pôr-do-sol, ou andar por Southbank para fazer um tour pelos pontos turísticos London Eye, Tate Modern, Gabriel’s Wharf e Tower Bridge. E aí, qual sua próxima parada?



3 – Viagens bate-e-volta

Essa opção é especificamente boa para quem tem carro ou consegue evitar de pegar trens ou ônibus. Para quem já cansou da rotina da cidade grande, talvez essa seja a hora perfeita para dar um pulinho nas cidadezinhas aqui perto para aproveitar o que elas têm a oferecer. E tem todo tipo de opção para os diferentes gostos! Quer conhecer um lugar histórico? Oxford é perfeita e milenar! Prefere um retiro no interior? Confira as cottages de Bibury, uma vila medieval apenas 2 horas de Londres! É fã da realeza, mas não foi convidado para o casamento do Harry e da Meghan? Não tem problema! Windsor fica pertinho de Londres e você vai se apaixonar pelo clima de vilarejo com um castelo real no meio da cidadezinha!

E que tal aproveitar para conhecer uma das universidades mais famosas do mundo? A universidade de Cambridge fica a pouco tempo de viagem de Londres. Se você é do tipo mais aventureiro e prefere ver cenários incríveis da natureza, que tal conhecer os cliffs brancos de Seaford? O destino é tão bonito que já apareceu em vários filmes e séries famosos! Com certeza vale a viagem (e a foto!). Mas aproveite enquanto o frio não vem! É provável que outubro seja o último mês desse ano que você consiga ir até os cliffs sem tremer de frio, então corra enquanto há tempo.

Londres é sim incrível, mas também a vale a pena explorar as cidadezinhas e praias nas redondezas. Você vai se surpreender com o que a vida fora de Londres também tem a oferecer!



4 – Canais londrinos


Poucos turistas sabem, mas Londres é cortada de leste a oeste por...água. E não, não estou falando do Tâmisa. Estou falando dos lindos canais londrinos! Na parte norte de Londres, existem canais que cortam a cidade e que no são perfeitos para uma caminhada e para ver os barcos decorados de muitos moradores que moram nos barcos que ficam estacionados nas beiras dos canais. Alguns deles não têm apenas moradores, mas também foram adaptados para servirem como restaurantes e cafés!

Um dos meus passeios favoritos inclui pegar um café em Camden Town, e seguir pelo canal do bairro até o Regent’s Park. E se estiver na disposição de andar mais ainda, depois de dar um tempo no parque, é super legal fazer uma caminhada até o Soho para terminar o dia com drinks de fim de tarde para fechar o passeio com chave de ouro! Alguns dos bares mais famosos e balados incluem Bar Soho, G-A-Y, Garlic and Shots e Café Boheme. Tem escolha até demais!



5 – Feiras de rua e comidas do mundo


Ahh, as feiras de rua de Londres! Não apenas são famosas, mas também são deliciosas! A feira mais famosa é o Borough Market – e visitar pelo menos uma vez é fundamental! Mas se a ideia é sair um pouco do centro e ir para lugares menos movimentados e mais frequentados pela comunidade local, um dos lugares mais em alta no momento é o mercado de rua vegano de Shoreditch. Tem de tudo, e até quem não é vegano se apaixona pelas delícias!

Outra feira legal no leste de Londres é o Broadway Market, em Cambridge Heath. Delícias em mais de 100 barraquinhas para todos os gostos e para quem quer conhecer um clima mais alternativo e beeeeeem londrino.

Quer ainda mais diversidade quando o assunto é comida? Tente dar uma passada no Brixton Market. O mercado em si é fechado, mas não é difícil encontrar barraquinhas de comida nas proximidades. A região é conhecida por ter uma forte presença de imigração caribenha, e a comida muitas vezes lembra a do Brasil por conta da raiz africana em comum que temos com alguns países da região. É muita opção que vale a pena a visita!




Independentemente de seus planos de outono serem em Londres ou nos arredores, tem muita opção para aproveitar os últimos dias antes do frio de forma segura ao ar livre para tornar seus dias ainda mais agradáveis! E aí, topa?

Fontes:

https://www.theguardian.com/lifeandstyle/2020/may/09/coronavirus-cycling-boom-makes-a-good-bike-hard-to-find

https://www.gov.uk/government/news/2-billion-package-to-create-new-era-for-cycling-and-walking

Gabriel Berwanger

MIddlesex University London

Entradas recientes