Fim de ano dos sonhos: Londres de um jeito encantador

Ahhh, os holidays! Nada melhor que uns dias para relaxar e curtir o fim de ano no UK. Diferentemente do Brasil, a época de fim de ano em Londres acontece no inverno, mas mesmo no frio tem como aproveitar!


Clima – Ok, a época de fim de ano no Reino Unido pode parecer um pouco “gloomy",como dizem os britânicos. Em dezembro, além do frio que pode chegar a temperaturas negativas, os dias são super curtos: 4 da tarde geralmente já é noite fechada. Mas tudo tem um lado bom! E nesse caso, é que o frio deixa um clima delicioso para quem quer curtir o fim de ano em Londres. As tradições de fim de ano são um pouco diferentes, porque o frio faz com que muitas pessoas prefiram aproveitar para ficar mais tempo em casa com a família. É comum ver as ruas mais vazias, e as casas com luzes de cores quentes, que demonstram que é hora do aconchego do inverno. O lado bom é que as festas de fim de ano têm um clima bem familiar, e se der sorte, dá até para pegar um “White Christmas” com alguns dias de neve antes do ano novo!





Mercados de natal


Se tem uma coisa que tem em Londres de montão e que vale a pena aproveitar no inverno, são os mercados de natal! Geralmente a partir de novembro, os mercadinhos começam a ser montados pela cidade, e são várias opções para escolher! Um dos mais famosos é o novo mercado de Trafalgar Square, que conta com artesanatos, pretzels, cachorro quente, doces, roupas, presentes, e bebidas para aquecer o corpo como mulled wine (o nosso famoso quentão!). Mesmo para quem já comprou os presentes de natal, vale muito a pena conferir os Christmas Markets, pois os mercadinhos são uma ótima opção de passeio ao ar livre!



Winter Wonderland


Não da para falar de Londres sem falar na tão famosa Winter Wonderland, não é mesmo? Mesmo com o frio do fim de ano, a Winter Wonderland é um dos passeios que mais se destaca no inverno. A Winter Wonderland é um festival de inverno gigantesco, montado no Hyde Park entre novembro e janeiro. O festival conta com música ao vivo, parque de diversões, barraquinha de comida, bebidas, mercadinhos, patinação, bar de gelo e apresentações. Infelizmente, em 2020 não teremos o festival por causa da pandemia, mas em 2021 se espera que a Winter Wonderland volte com tudo para animar o inverno dos londrinos!



Decorações e luzes


Não bastassem todas as atrações de fim de ano, Londres ainda conta com uma beleza especial quando chega o inverno: as luzes de natal. Todo ano, a partir de novembro, é possível ver as luzes sendo ligadas ao redor da cidade, e são realmente de tirar o fôlego. O ponto principal é o centro da cidade, em ruas como Regent e Oxford Street.


Além disso, bairros próximos como Covent Garden também contam com suas próprias decorações e uma tradicional árvore de natal gigante no meio da praça. E nesse ano, um dos bairros que também arrasou nas decorações é Wembley, onde fica o estádio nacional. E não é só turista que espera as luzes acenderem para tirar as fotos! A beleza é tanta que passear pela cidade para ver as luzes de natal também é programa dos londrinos! Vale a pena ver de perto!


Comidas – Para completar, não poderíamos deixar de falar nas comidas! Como as pessoas ficam mais tempo em casa, normalmente nessa época muitas das comidas são caseiras. No Reino Unido, as refeições de natal geralmente não fogem muito do tradicional: algum tipo de carne, batatas, legumes e gravy (um tipo tradicional de molho inglês). Para acompanhar, é comum incluir os Yorkshire puddings, bolinhos assados que podem ser servidos tanto com comidas salgadas ou doces. Outro famoso “treat” de natal são os cheese melts: queijinhos empanados de forno. Realmente, tem para todos os gostos!



Infelizmente, com a pandemia esse ano muitas das atrações estão limitadas, mas estamos torcendo para voltar a aproveitar o fim de ano com tudo o UK dá direito!


Gabriel Berwanger

MIddlesex University London

Entradas recientes
Arquivo
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • YouTube Social  Icon
  • LinkedIn Social Icon