Vídeos que vão te ajudar a estudar para o IELTS e TOEFL

A prova de proficiência em inglês é um dos requisitos básicos que as universidades exigem daqueles que desejam fazer o mestrado no Reino Unido. Claro que existem algumas exceções (que devem ser consultadas no site de cada universidade), mas provas como o IELTS e TOEFL ainda são os meios mais comuns de preencher o critério de proficiência.

Quando eu estava estudando para as provas de proficiência, lá em 2017, utilizei muitos recursos excelentes e gratuitos. Como eu tinha um nível de inglês intermediário (B2), decidi que estudaria sozinha para a prova. Hoje vou compartilhar com vocês alguns canais de Youtube que foram muito úteis na minha preparação. Espero que possam lhe ajudar também :)

1. BBC Learning English

Esse é um dos melhores recursos que encontrei para aprimorar o vocabulário exigido na prova. Assisti muitos vídeos da série "News Review", na qual os apresentadores comentam uma notícia e explicam o significado de algumas palavras relacionadas a essa notícia, além de darem outros exemplos dessas palavras em outros contextos.

https://youtu.be/y9X3MCE3TIo

A playlist "6 Minute English" também é excelente para incrementar o vocabulário em determinadas temáticas. Cada vídeo aborda um assunto, como por exemplo "Why do young people feel so lonely" e "The smell of coffee". Esses vídeos podem lhe ajudar muito na prova do speaking, além de ajudar a treinar seu ouvido para o listening.

2. English Lessons With Adam

O Adam tem vídeos muito bons e específicos para a preparação para as provas de proficiência. As dicas dele para o writing foram muito úteis! Ele ensina como estruturar os textos, dá boas dicas sobre o uso de palavras de transição e comenta sobre os erros mais comuns cometidos nas provas. Ou seja, é uma fonte riquíssima para você estudar para o writing!

https://www.youtube.com/watch?v=CK_PE9ILJjQ

3. TedX Talks

Você provavelmente já assistiu pelo menos um dos vídeos dos eventos TedX. Esses vídeos, além de inspiradores, são muito bons para treinar para o listening. E o melhor de tudo é que você tem a oportunidade de assistir vídeos de palestrantes de diferentes países: Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Canadá… Assim você se acostuma a ouvir e compreender os mais diversos sotaques, o que te preparará tanto para o TOEFL, quanto para o IELTS.

Procure assistir vídeos de palestras que não sejam da sua área. Se você estudou Direito na graduação, por exemplo, assista vídeos que tratem de temas relacionados a biologia, tecnologia, física… Isso vai lhe dar a oportunidade de adquirir o vocabulário que não é usual para você, mas que geralmente é exigido na prova.

https://www.youtube.com/watch?v=MmfikLimeQ8

4. Learn English with Emma

O canal da Emma também é recheado de dicas para a prova e para aprimorar o vocabulário.

https://www.youtube.com/watch?v=sRFEKvsw-vs&t=930s

5. British Council

Além desses canais do Youtube, confira os vídeos na página do British Council. Eles detalham como cada competência é avaliada e dão excelentes dicas para a prova do IELTS.

https://www.britishcouncil.org.br/exame/ielts/preparatorio/videos

Esses são os principais vídeos e canais do Youtube que eu usei na minha preparação. Você recomenda algum outro? Compartilhe conosco!

Taís Fernanda Blauth

Taís Fernanda Blauth é advogada, gaúcha e apaixonada pela cultura britânica. Cursa o mestrado em Política e Relações Internacionais na Durham University, com a bolsa de estudos Chevening.

Entradas recientes
Arquivo
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • YouTube Social  Icon
  • LinkedIn Social Icon